COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







21 de jul. de 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 - LIÇÃO Nº 04 - 24/07/2016 - "O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 04 - DATA 24/07/2016
TÍTULO: “O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS”
TEXTO ÁUREO – II Tm 4.5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 8.26-40

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
 
 
 
 
 
 
 
 
I – INTRODUÇÃO:



A Conversão do Eunuco Etíope. 8:26-40 - Lucas registra um novo passo na direção da expansão da igreja, além de seu cenário judeu inicial, contando a conversão do eunuco etíope, que possivelmente era semi-convertido ao judaísmo, embora também pudesse ser judeu.



At 8.27 - Os eunucos serviam nas cortes orientais ocupando posições de grande autoridade.



Candace. Não um nome próprio mas o título de uma autoridade real. O rei da Etiópia era considerado o filho do sol e portanto sagrado demais para exercer as funções propriamente ditas do governo.



A rainha mãe, que era chamada Candace, governava. Esse eunuco era provavelmente um gentio temente a Deus ou um semi-convertido ao Judaísmo, que fora a Jerusalém em peregrinação. Como eunuco, não poderia jamais pertencer ao povo de Deus do V.T. (Dt. 23:1), mas essas pessoas tinham de aceitar o Evangelho.



At 8.28 - Viajando em uma carruagem coberta, provavelmente puxada por bois, estava lendo o profeta Isaías na tradução grega.


At 8.30 - Os antigos costumavam ler em voz alta, e Filipe ouviu o eunuco lendo em Isaías.



At 8.32, 33. A passagem da Escritura era Is. 53:7, 8. Ela descreve alguém que sofreu em silêncio, a quem foi negado justiça, e que foi morto.



At 8.34 - Antes da vinda de Cristo, os judeus compreenderam que esta era uma passagem messiânica e que o sofrimento do servo era uma profecia dos sofrimentos do seu Messias. Mais tarde alguns interpretaram o servo sofredor como sendo o profeta e outros como o povo de Israel.



At 8.35 - Filipe mostrou ao eunuco que essa era uma profecia sobre Jesus. Isto retrocede aos ensinamentos de nosso Senhor mesmo que dizia ter vindo para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc. 10:45).



At 8.36 - A nordeste de Gaza há um vale onde existe água corrente. Ao que parece a explicação de Filipe incluiu um apelo para que o eunuco aceitasse a Jesus e fosse batizado, pois este pediu a Filipe para ser batizado.



At 8.37 - Este versículo não se encontra nos textos gregos mais antigos. Foi acrescentado há muito tempo atrás e reflete a prática cristã da igreja primitiva de batizar as pessoas imediatamente após a profissão de fé em Jesus Cristo.




At 8.38 - Uma das nossas mais antigas obras cristãs pós-bíblicas, a Didaquê (cerca de 125 A.D.), diz que o batismo deve ser realizado em água corrente, se possível.




At 8.39,40. - Não sabemos o que aconteceu ao eunuco, mas a tradição conta que ele se tornou um missionário entre o seu próprio povo. Filipe visitou Azoto, a antiga cidade de Asdode, cerca de vinte milhas ao norte de Gaza, e depois seguiu para o norte ao longo da costa, pregando o Evangelho em diversas cidades, provavelmente incluindo Lídia e Jope (9:32 e segs.). Depois foi a Cesaréia, onde ao que parece se estabeleceu, pois lá residia numa data posterior (21:8). Cesaréia era uma cidade gentia e a residência oficial dos procuradores romanos na Judéia.




II - AS QUALIDADES DE UM EVANGELISTA:



Mateus – 28.16-20 - havia dois amigos: João e José. Estes eram amigos por muito tempo. João era evangélico mas ele não falava de Jesus para José: almoçavam juntos, faziam muitas coisas juntos mas João nunca falou de Jesus para José. Houve um dia que José chegou muito alegre para o seu amigo dizendo que tinha conhecido a Jesus Cristo e tinha aceitado no seu coração, mas quando João falou para José que ele já tinha conhecido Jesus e o aceitado, José ficou totalmente surpreso com ele e decepcionado.

O evangelho é para todos é para a sua família, para os seus amigos, para os seus parentes para todos que você conhece e não conhece, por isto temos que estar procurando passar este evangelho a outras pessoas.



Depois que Jesus foi crucificado, morto, sepultado, Maria Madalena e a outra Maria foi ao sepulcro ali elas encontraram um anjo. Ele respondeu-lhes que sabia o que elas estavam procurando e ele disse que Jesus tinha ressuscitado como Ele tinha dito aos Seus discípulos. E o anjo pediu para que elas falassem para todos os discípulos e ali Jesus veio ao encontro delas e elas os Adoraram e o beijou. Jesus pediu para ir todos os discípulos a Galiléia para vê-lo. E ali Jesus o apareceu para eles e deu uma ordem a eles, para que todos fossem e pregassem o evangelho a toda criatura e batizassem em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.



III – AS QUALIDADES DE UM EVANGELISTA:



Para uma pessoa proclamar ou pregar o evangelho de Cristo tem que haver algumas qualidades.



I- Temos que ter a conversão - Se quisermos levar outras pessoas para Cristo teremos que Renunciar muitas coisas e seguir a Jesus, teremos que ter transformação de nossas mentes. Romanos 12:2



Salmos 51:12-13 - Davi estava pedindo perdão pelo seu pecado pelo adultério e o homicídio que ele causou. Neste vemos claramente a conversão de Davi.



A conversão para o ser humano é muito importante por que a conversão é a volta do homem para Deus e aí ele vai entender as coisas de Deus. E aí o homem vai ouvir a voz de Deus.


Tiago 5:20 - Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecado.




IV – A SANTIDADE LEVA A UMA EVANGELIZAÇÃO EFICAZ:



A santificação é importante para as nossas vidas porque o pecado faz separação entre Deus e o Homem. Em Isaías 59:2.



O pecado nos traz a morte a desgraça nós temos vários exemplos podemos citar: Dentro do de Israel no Velho Testamento domo no Novo Testamento também temos vários exemplos vamos citar alguns:



No V.T. - Quando o povo de Israel foi guerrear contra Jericó Deus ordena ao povo de Israel que não pegasse nada daquela guerra, mas Acã vendo uma capa e alguns siclos de ouro e prata ele vai e pega estes objetos.




Josué 6:17-19 diz Porém a cidade será condenada, ela e tudo o que houver nela. Somente a Prostituta Raabe viverá, ela e todos os que estiverem em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos.



Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel e o perturbeis.

Porém toda a Prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor, e irão para o tesouro do Senhor.



Esta foi a ordem que Deus deu ao povo de Israel mas o que Acã fez: -



Josué 8: 20-21 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel eis o que eu fiz: Quando eu vi entre os despojo uma boa capa babilônica, e duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro de peso de cinquenta ciclos, cobicei-os e tomei-os. E estão escondidos no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.



E foi assim que aconteceu. Tudo que Acã havia como propriedade e a sua família inteira foi apedrejado e queimado.

No N.T. - houve também pecado por parte de Ananias e Safira. Eles venderam uma propriedade deles mesmo e daria tudo para a Igreja mas eles pegaram uma parte para eles e disse que estava dando tudo a igreja. Quando eles chegaram a igreja, Pedro confrontaram e ali mesmos caíram e morreram. Atos 5:1-11.



Nestes dois exemplos que citamos vemos que o pecado não compensa por que ele nos traz a separação entre Deus e o homem e também nos traz morte.



Para pregarmos, temos que ter e estar em comunhão com Deus e sermos convertidos de verdade Deus não é brincadeira e não podemos brincar com Ele. Se nós estivermos em pecado não podemos pregar o evangelho porque perdemos a autoridade; o nosso testemunho devemos procurar a santificação por que o nosso Deus é santo. I Pedro 1:15-16



Pelo contrário, segundo é Santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque está: sede santos porque eu sou santo.



Irmãos a santidade é muito importante para as nossas vidas e no nosso evangelismo porque o nosso inimigo nos acusa se estivermos sem santificação.



V - A OBEDIÊNCIA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO EVANGELISMO:



No dicionário Aurélio a obediência quer dizer: submissão à vontade de alguém, sujeição, dependência, submissão extrema.



A obediência é um ato muito importante para o homem com Deus em I Samuel 15:22



Deus é importante para você? Se a resposta for importante então obedeça a Ele Deut 26:16 - Aqui neste versículo Deus está falando a nós que devemos cumprir todos os estatutos Dele, Não somente em uma parte mas todos em geral e fazermos com todo amor e de toda a nossa alma Ele está dizendo que se for para nós cumprirmos devemos cumprir com todo coração e toda a alma.



Mateus 7:24 e 26 diz: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa na rocha. E toda aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.

A palavra de Deus é claríssima se nós ouvimos e não cumprimos temos as nossas consequências por isto vamos praticar esta palavra maravilhosa de Deus.



VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS:



Neste texto que lemos no começo está dizendo que temos que sair para pregar o Evangelho de Cristo e isto é muito importante a nós e a Deus devemos estar andando na ordem de Deus por isto não deixamos de pregar o evangelho a outras pessoas como devemos ir para longe para pregar não podemos pregar para as pessoas do nosso lado tenhamos também praticando estas três qualidades que acabamos de falar se não conseguiremos falar de Jesus e a ninguém.



Que Deus abençoe a todos e que Ele esteja conosco até o fim dos nossos dias, AMÉM.