COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







18 de jun. de 2016

2º TRIMESTRE DE 2016 - LIÇÃO Nº 12 - 19.06.2016 - "COSMOVISÃO MISSIONÁRIA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 12 - DATA 19/06/2016
TÍTULO: “COSMOVISÃO MISSIONÁRIA”
TEXTO ÁUREO – Rm 15.05
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Rm 15.20-29

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO










I – INTRODUÇÃO:



A Igreja em Roma, sem a obra missionária, não teria como continuar anunciando a Cristo aos que estavam perdidos.




II - A PALAVRA COSMOVISÃO:



COSMOVISÃO – Universo; conjunto de tudo quanto existe.




III - A CIDADE DE NÍNIVE:



Nínive era uma cidade extremamente fortificada;



Os muros tinham de 30 a 33 metros de altura, tão largo que três carros de guerra passavam lado a lado sobre ele;



O muro possuía cerca de 87 a 100 quilômetros de circunferência;



A cidade era guarnecida de 1500 torres de onde se podia avistar o inimigo a grande distância.



Era a antiga capital da Assíria - Gn 10:11 cf II Rs 19:36



Sua origem e antiguidade - Gn 10:8-12



Situada além do rio Eufrates e banhada pelo rio Tigre - Gn 2:14 cf Is 7:20; Na 2:6-8



Chamada de cidade sangrenta, cheia de mentiras e roubos - Na 3:1



Era uma cidade grande - Jn 1:2; 3:2



Era cidade extensa - Jn 3:3



Era uma cidade rica - Na 2:9



Era uma cidade poderosa - Na 3:12



Era uma cidade comercial - Na 3:16



Era uma cidade populosa - Jn 4:11



Era uma cidade vil e idólatra - Na 1:14 - Os ninivitas adoravam o deus-peixe DAGOM, pois acreditavam que ele havia saído do mar, fundado sua nação e que vinha a eles mensagens do mar, de tempo em tempos. No entanto, Deus lhes enviou um profeta SAÍDO DO MAR.



Era uma cidade ímpia - Jn 1:2



Era uma cidade cheia de alegria e descuido - Sf 2:15



Uma cidade cheia de feitiçarias - Na 3:4




IV - A DESOBEDIÊNCIA DE JONAS:



Jonas achava que a Assíria, algum dia, invadiria a terra de Israel e praticaria contra seus habitantes as crueldades pelas quais era notável. Assim, pois, preferiu desagradar a Deus em vez de fazer o possível pela preservação de uma nação que traria sofrimentos indizíveis ao seu povo.



A política assíria não permitia nenhuma compaixão. Faltando-lhe os recursos para defender suas conquistas, punha em prática um plano que em sua maior parte tornava desnecessárias guarnições do exército assírio:



De início, começavam com uma matança geral. A carnificina era seguida por sofrimentos cruéis nas cidades.



(1) - Algumas vítimas eram deitadas no chão enquanto alguém da parte dos conquistadores introduz a mão na boca da vítima, prende-lhe a língua e arranca-a pela raiz;



(2) - Em outro lugar, cravavam-se estacas no chão e a estas amarravam com cordas os pulsos e os tornozelos das vítimas; estas são estendidas de tal maneira que não podem mover nenhum dos seus músculos. O algoz põe logo mão à obra: começando no lugar apropriado, faz uma incisão à faca, e a pele é levantada centímetro por centímetro até que o homem é esfolado vivo. Em seguida, estendem a pele nos muros da cidade ou usam-nas de alguma outra maneira, para criar terror no povo, deixando impressões vivas da vingança assíria.



(3) - Para outras vítimas, foram preparados postes compridos e pontiagudos. A vítima é colocada no chão; a ponta do poste é introduzida na parte inferior do peito; depois levantam o poste, que suspende a vítima retorcendo-se de dor e ficam-no em um buraco feito no chão, deixando-a ali para morrer.



Não havia dúvida de que também Jonas sabia que a Assíria, a despojadora das nações, seria o instrumento nas mãos de Deus, para a vingança divina das dez tribos.




V- ALGUMAS LIÇÕES DA PROFECIA DE JONAS:



- DEUS FRUSTRA OS PLANOS DOS DESOBEDIENTES: Aquele que tenta fugir de Deus ou desobedecê-Lo, sempre desce na vida (Jn 1:3, 5; 2:3, 6).



- DEUS SOCORRE EM TEMPO DE CRISE: A angústia se tornou uma oportunidade para que Jonas buscasse a Deus de modo intenso (Jn 2).



Há crises por todos os lados: na saúde, na educação, na economia. Se o povo de Deus buscá-Lo, como fez Jonas, essas crises poderão ser vencidas, pois as crises são inevitáveis, mas Deus é maior do que todas elas. Nas aflições, crises e sofrimentos da vida, a única solução eficaz é o socorro infalível de Deus (Sl 18:6-18; 81:7; Mt 14:28-32; Mc 4:35-41).



- DEUS RESTAURA OS ARREPENDIDOS: O profeta Jonas foi restaurado em seu ofício e anunciou a importante mensagem de arrependimento aos ninivitas, que se converteram e reconheceram a Jonas como um mensageiro de Deus.



O arrependimento é pessoal, mas também pode ser coletivo; quando é coletivo, pode evitar muitas tragédias, porque Deus sempre é um Deus de paciência e misericórdia.



- DEUS EXERCE MISERICÓRDIA PARA TODAS AS NAÇÕES: (Jn 3:10; 4:11 cf Sl 24:1) – Sabe-se hoje que há incontáveis preconceitos a serem enfrentados e superados. Até mesmo na tarefa evangelística existem aqueles que não querem pregar para determinadas classes sociais, não indo a lugares difíceis. Porém, as boas novas de salvação precisam ser anunciadas em todos os lugares e a todas as pessoas, sem preconceito algum, pois o Mestre demonstrou em Seu ministério público, uma eficaz misericórdia para com as pessoas de todas as classes (Lc 4:18; Jo 3:16).




IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS:



A igreja de Roma, que não tinha Paulo como seu fundador, teria a oportunidade de ver como trabalhava e apoiar aquele que tem o desejo de realizar a obra missionária.