COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







17 de out. de 2015

4º TRIMESTRE DE 2015 - LIÇÃO Nº 03 - 18.10.2015 - "E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 03 - DATA: 18/10/2015
TÍTULO: “E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER"
TEXTO ÁUREO – At 17.26
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Gn 2.7, 18-24

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO








I - INTRODUÇÃO:



Têm surgido as mais variadas teorias acerca da origem do homem. De um modo geral, elas não conseguem anular a ligação do ser huma­no com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada, acerca da origem da humanidade, é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítu­los de Gênesis nos oferecem, de modo plausível e coerente, a verda­deira história das origens, inclusive a do homem.




II - OS DOIS RELATOS BÍBLICOS DA CRIAÇÃO DO HOMEM:



1. O primeiro relato sobre a criação do homem. Encontra-se em Gênesis 1.26,27. Neste texto, está declarada a ordem criativa da Trin­dade, quando diz: "Façamos o ho­mem". A despeito da importância teológica que se dá ao "façamos", para denotar a participação triúnica da Deidade, o fundamental, nesta passagem, é a palavra "BARAH" (hebraico), do versículo 27, que quer dizer : "criou". Deus o fez do pó da terra, mas sua criação foi um ato divino. Ele foi feito especial e diferente da vida vegetal, aquáti­ca e animal.



2. O segundo relato da criação do homem. Encontra-se em Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, temos, além da criação do homem, também a descrição da origem da mulher. Enquanto a primeira narração se pre­ocupou mais em mostrar a ordem da criação e a decisão da Corte Divina, em criar o homem à sua imagem e semelhança, o segundo relato apre­senta a sua efetivação. No texto de Gênesis 2.7, temos a seguinte decla­ração: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente".



3. A criação da mulher. No se­gundo relato da criação, podemos destacar, no texto de Gênesis 2.18-25, a formação da mulher. Depois de Deus ter criado Adão, Ele também fez Eva. Em Gênesis 1.27, está es­crito: "macho e fêmea os criou".




III - TEORIAS ANTIBÍBLICAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM



1. A teoria evolucionista. Esta teoria apresenta o homem como um ser que evoluiu de uma ordem inferior, no mundo animal. Ensina que esta evolução resultou de sucessivas alterações nas formas materiais, de­vido às forças latentes que existem na matéria. Mas a Bíblia refuta esta teoria, quando declara que:



(A) a ori­gem do homem resultou de um ato criativo de Deus;



(B) o ser físico do homem também é resultado de um ato criativo de Deus, que utilizou a matéria já existente "afar" (hebrai­co), que significa "pó da terra";



(C) o homem, hoje, tem a mesma estrutura física e espiritual do dia em que foi criado;



(D) o homem foi tirado da terra e está destinado a ela, depois da morte (Ec 3.20); 



(5) o homem não é evolução natural da terra, pois ele foi "plasmado".



2. A teoria filosófico-materialista. Sigmund Freud, que lançou esta teoria, era ateu, filósofo e psicanalista. Ele enfatizou, em seus ar­gumentos, a ideia de que o homem, em sua vida biológica e psicológica, tem como base e formação de sua personalidade e seus instintos natu­rais. Afirmou ele que coisas, como sexo, fome, sede, segurança e prazer, são pressões que determinam as ações e os padrões da personalidade do homem. No conceito de Freud, a natureza do homem não se relacio­na com o sobrenatural, no caso, Deus. Para ele, a ideia de uma rela­ção do Criador com o ser humano é imprópria e inexistente, pois o mes­mo vê o homem como uma criatura egocêntrica, voltada apenas para as suas necessidades, sem qualquer co­munhão com um ser supremo. Acre­ditava ele que, ao morrer o homem, nada mais resta.



3. A teoria do humanismo ci­entífico. As fontes de informações, para os adeptos desta teoria, sobre a natureza e origem do homem, estão na Biologia, Psicologia e Medici­na. Para esta escola de pensamento, o homem é um produto evo­lucionário da Natureza, sem a me­nor possibilidade de imortalidade.




IV - O ENSINO DA BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO HOMEM:



1. A biforme natureza do ho­mem. O homem foi criado com uma biforme natureza: material e imaterial. A primeira foi formada do pó da terra (Gn 2.7) e a segunda, outorgada diretamente pelo Criador. O sopro divino nas narinas do ho­mem concedeu-lhe a vida física e a espiritual. A vida imaterial do homem é representada pela alma e pelo espíri­to. Porém, esta dupla natureza do homem é representada por uma tricotomia, que se constitui, na par­te material, pelo corpo; na imaterial, pela alma e pelo espírito (l Ts 5.23).



2. A tricotomia do homem - Ts 5.23; Hb 4.12 - O termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três", ou "que se divide em três tomos". Em relação ao homem, refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto daqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo, alma ou espírito. Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como uma só parte e, às vezes, como se fossem uma só coisa. Entretanto, parece-nos mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Este conceito crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar o corpo de nua parte imaterial.



a) O corpo. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo, com dos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor.



b) A alma. É preciso saber que corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional e racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUÊ" .



c) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Lc 20.37; l Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que "o corpo, a alma e o espírito constituem a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus".




IV - AS FACULDADES DISTINTAS DO HOMEM



1. As faculdades do corpo. São cinco as faculdades principais, as quais se manifestam através do corpo: visão, audição, olfato, paladar e tato. Ainda que sejam distintas umas das outras, elas não atuam independentes do comando da alma. São denominadas de instintos naturais ou sentidos corporais, os quais recebem impressões do mundo exterior, transmitidas ao cérebro, através do sistema nervoso. É daí que partem as ordens para todas as partes do corpo. Os sentidos físicos obedecem às leis naturais que estão impressas no ser humano. São elas que regem as atividades do corpo.



2. As faculdades da alma. São três as faculdades ou qualidades da alma, pelas quais ela se manifesta: intelecto, sentimento e vontade.



O INTELECTO (Gn 1.28; 2.19,20) é a parte da alma que pensa, raciocina, decide, julga e conhece. É ele quem recebe os conhecimentos. Três outras manifestações lhe são peculiares: a imaginação, memória e razão. Com a primeira, o homem é capacitado a idealizar e projetar. É um processo do pensamento que habilita o ser humano a construir imagens, através do raciocínio. A segunda é outro atributo do intelecto que capacita o homem a guardar em seu cérebro os fatos passados e presentes. Ela retém os conhecimentos adquiridos e os traz à lembrança. A terceira é um atributo do intelecto que leva o homem a pensar, julgar e compreender as relações entre as coisas, distinguir entre o verdadeiro e o falso, o bem e o mal.



O SENTIMENTO faz o homem um ser emotivo. Ele não é uma máquina insensível, pois pode sentir todas as grandes emoções, como alegria, gozo, paz, prazer, tristeza, descontentamento, pesar e dor.



A VONTADE se expressa como resultante das influências do intelecto e dos sentimentos. Ela não age sozinha. Não há vontade livre ou independente. Ela obedece às forças emotivas e intelectuais da alma.



3. As faculdades do espírito. Duas faculdades principais se destacam com abrangência sobre outras qualidades importantes, as quais são: Fé e Consciência. Elas identificam o ser religioso do homem. Podemos chamar de natureza espiritual, da qual o ser humano é dotado especialmente para uma perfeita comunhão com Deus. Os sentidos físicos e psicológicos tornam o homem um ser terreno e racional, mas os espirituais o tornam um ser especial.
A faculdade da fé é uma qualidade do espírito humano que expressa a religiosidade do homem e o torna capaz de adorar, reverenciar, louvar e orar a Deus, o Criador. Não se trata de um tipo de fé, adquirida ou ensinada, mas é uma forma inata que nasce com qualquer ser humano. Ela nos estimula a buscar a Deus e comungar com Ele. A faculdade da consciência é a lei moral e espiritual, no interior do homem, que aprova ou desaprova as suas ações. É a intuição que o espírito tem dos atos e estados do ser humano em sua vida cotidiana. A consciência não está sujeita à vontade, e nem aos sentimentos da alma.





V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:



Após estudarmos as faculdades do corpo, da alma e do espírito, concluímos que o homem é a obra-prima da criação e não uma simples manifestação da Natureza, como querem os evolucionistas, descompromissados com a verdade bíblica.


FONTE DE CONSULTA E PESQUISA:

Lições Bíblicas CPAD - 4º Trimestre de 1995 - Comentarista: Elienai Cabral