COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







12 de fev. de 2015

1º TRIMESTRE DE 2015 - LIÇÃO Nº 07 - 15.02.2015 - "HONRARÁS PAI E MÃE"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 07 - DATA: 15/02/2015
TÍTULO: “HONRARÁS PAI E MÃE"
TEXTO ÁUREO – Cl 3.20
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ex 20.12; Ef 6.1-3; Mc 7.10-13
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO





I - INTRODUÇÃO:
 
 
 
A partir deste Quinto Mandamento Deus aponta para o nosso ambiente, para as pessoas com as quais vivemos.



Um único homem pode tornar-se uma bênção ou uma maldição na sua família ou na sociedade.
 
 
 
 
II - HONRAR PAI E MÃE:
 
 
 
Ex 20.12 - HONRAR significa CONSIDERAR; DEMONSTRAR RESPEITO NA MENTALIDADE, EM PALAVRAS E AÇÕES.
 
 
 
Em Lv 9:13 este mandamento é referido como o dever que os filhos têm de temerem aos pais.
 
 
 
Em Ef 6:1-2 Paulo refere-se ao mandamento para exortar os filhos a serem obedientes.
 
 
 
Um homem está obrigado a honrar seus pais como honra a Deus.
 
 
 
Assim, do Quinto ao Décimo Mandamento são a base para qualquer legislação popular saudável. Onde esses Mandamentos são cumpridos, um povo pode prosperar; onde eles são desprezados ou alterados, o homem destrói a sociedade.
 
 
 
Jesus Cristo transformou o cumprimento dos Dez Mandamentos num assunto do coração. Ele diz que todos os mandamentos podem ser resumidos em dois principais (Mt 22:37-40).
 
 
 
O apóstolo Paulo resume todos os Dez Mandamentos em Um (Rm 13:10) - O amor é, num tempo como hoje, uma poderosa força na vida humana.
 
 
 
Porém, o materialismo do nosso tempo empurrou o amor para o canto: falta amor entre os parentes próximos, entre empregados e subordinados, entre irmãos em Cristo...
 
 
 
Entretanto, os Mandamentos de Deus que se referem à convivência dos homens, começam na família e mostram aos filhos a posição correta diante dos pais.
 
 
 
A posição dos pais na família é santificada por Deus. Deus mesmo lhes deu uma alta autoridade: os pais estão diretamente abaixo de Deus e o representam na família! Com isso, o Senhor impõe em primeiro lugar uma grande responsabilidade sobre os pais e educadores. Eles estão obrigados a exigir completa obediência dos filhos. Por isso, Deus ordena a todo homem: “Honra a teu pai e a tua mãe”.
 
 
 
Mas todos nós sabemos do grande problema nas famílias de hoje e também nas escolas: A OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL DA CRIANÇA FOI ABOLIDA.
 
 
 
O homem hoje quer saber tudo e  melhor que Deus; ele quer que a criança desenvolva-se bem naturalmente, sem qualquer coação de leis.
 
 
 
A natureza do homem, entretanto, é má desde a sua mocidade. Já na idade infantil domina o pecado e o vício,  na juventude a imoralidade e o crime assumem formas que nos assustam e espantam.
 
 
 
Esse mandamento não tem limite de idade; os filhos adultos não são dispensados desse Quinto Mandamento. Ele se aplica a todo aquele que ainda tem um pai ou uma mãe - Pv 1:8; 30:17; Cl 3:20.
 
 
 
Mc 7:9-13 - O Senhor Jesus acusou os fariseus de invalidarem este mandamento apelando para o voto de CORBÃ.
 
 
 
CORBÃ significa UM VOTO QUE CONSISTIA DO SEGUINTE: As pessoas declaravam que tudo quanto possuíam estava dedicado ao Senhor; assim, eram consideradas livres da responsabilidade de sustentar seus pais com os seus bens. Nesse episódio, o sentido do Quinto Mandamento é o dever de amparar os pais.
 
 
 
Em resumo, o Quinto Mandamento estabelece obrigação de os filhos temerem aos seus pais, obedecerem a eles e lhes prestarem assistência material.
 
 
 
 
III - A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS:
 
 
 
Ef 6.1-3 - O apóstolo Paulo, referindo-se à promessa contida no Quinto Mandamento, aplicou-a aos jovens cristãos, dizendo que o cumprimento desse mandamento lhes prolongaria a vida.
 
 
 
Os filhos devem permanecer sob a orientação dos pais:
 
 
 
(1) - As crianças devem ser ensinadas a obedecer e a honrar os pais, mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor - Pv 13.24; 22.6.
 
 
 
(2) - Os filhos mais velhos, mesmo depois de casados, devem receber com respeito, o conselho dos pais e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda financeira, conforme a necessidade - Ef 6.2; Mt 15,1-6.
 
 
 
(3) - Os filhos que honram seus pais serão abençoados por Deus, aqui na terra e na eternidade - Ef 6.3.
 
 
 
IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 
 
 
Com base na autoridade de Jesus Cristo, temos que firmar-nos incondicionalmente no Quinto Mandamento: Mt 7:11-13 cf Lc 4:51; Jo 19:25-27 cf Gn 43:7, 26-31; 45:1-3, 9-14, 21-23; 46:1, 28-34; 47:1, 7, 11-12; 49:32; 50:17, 10;  I Rs 2:19.

FONTES DE PESQUISA E CONSULTA:
BEP
Conciso Dicionário Bíblico - Imprensa Bíblia Brasileira
A Bíblia Vida Nova
O Significado dos Dez Mandamentos Para o Homem de Hoje - Obra Missionária Chamada da Meia-Noite - Gertrud Wasserzug