COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







9 de jul. de 2014

2º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÃO Nº 02 - 13/07/2014 - "O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ 
LIÇÃO Nº 02- DATA: 13/07/2014 
TÍTULO: “O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO”
TEXTO ÁUREO – Tg 1.2-3
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Tg 1.2-4, 12-15
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/












I - INTRODUÇÃO:




Tg 1.13-14 - A tentação não vem de Deus. Às vezes o Senhor a consente (a título de provação), para convencer o homem de seus erros e trazê-lo para mais perto de Si. O que vem do Senhor são bênçãos!





II – A PALAVRA “TENTAÇÃO”:




Tentação é testar, provar ou convidar à prática do mal. No entanto, a mesma palavra (no grego) é utilizada para descrever aquelas provas, cuja finalidade é estabelecer a qualidade do caráter do indivíduo.




No contexto da presente Lição, a palavra “PROVAÇÃO” é a adequada, ao invés de “TENTAÇÃO”, visto que o primeiro termo (provação) tem uma conotação positiva e o segundo (tentação), negativa.




De acordo com as instruções de Tiago, a provação aponta para um teste, que resulta em aprovação ou reprovação. É uma oportunidade que temos para glorificar a Deus.





III – A “TENTAÇÃO” NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS:




No Antigo Testamento, “ser tentado” por Deus pode ser mais bem entendido como teste e provação. O contexto é o acordo de amor mútuo e fé entre Deus e Seu povo.




(A) – O Senhor testa Israel, a fim de provar a natureza verdadeira de sua fé – Gn 22.1; Dt 8.2, 16.




(B) – Seu propósito não é induzir Seu povo a pecar, mas a confirmar sua fé – Tg 1.2-4.




(C) - No caso da Jó, satanás, o tentador, serve ao propósito de Deus.  A tentação de satanás a Adão e Eva também serviu ao teste de fé pretendido por Deus.



(D) - A nação de Israel também “tenta” ou testa o Senhor, convocando Sua inabalável fidelidade a Seu povo – Ex 17.2; Sl 78.18, 41, 56.




Deus resolveu preservar Israel como Sua posse eterna; Sua retidão, porém, exige que Ele destrua uma nação rebelde. A desobediência de Seu povo induz o Senhor a quebrar a promessa de ser o seu Deus.




(E) - Mt 4.1-11; Lc 4.1-13 - Na tentação de Jesus, satanás tenta convencer o Filho de Deus a renunciar a Seu chamado messiânico. No entanto, Jesus provou ser um filho leal, não colocando Seu Senhor em provação, ou tentando o próprio Deus, como Israel já havia feito muito tempo antes. Tendo resistido à tentação satânica, o próprio Jesus é capaz de confortar e ajudar seus seguidores ao serem tentados de forma semelhante – Hb 2.18; 4.15





IV - PROPÓSITOS DAS PROVAÇÕES:




(1)  - Deus determina a continuação das provas e também as manda parar - Gn 15:13-14; Is 29:10-11, 22-23




(2)  - As provas dos fiéis são apenas temporárias - Sl 30:5




(3)  - Exibem o amor e a fidelidade de Deus - Sl 119:75




(4)  - As provações dos fiéis são para louvores a Deus - Sl 71:20-24




(5)  - Porque as provações fazem nos manter humildes e de joelhos - O sofrimento aumenta nossa vida de oração. Nada nos porá de joelhos mais depressa do que os sofrimentos. - Dt 4:30-31; Sl 78:34-35.




V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:




O Evangelho de Jesus conduz-nos a resistir à tentação e promete bênçãos àqueles que assim agem – Tg 1.12.




O Evangelho também nos ensina a orar pedindo livramento do contato com as tentações e de sucumbirmos a elas – Mt 6.13; Lc 11.4.




O Senhor não permitirá que Seu povo enfrente tentações além do que suas forças possam suportar – I Cor 10.13; II Pe 2.9.


FONTES DE PESQUISA E CONSULTA:

Dicionário Ilustrado da Bíblia – Vida Nova – Ronald F. Youngblood, F. F. Bruce e R. K. Harrison
Adoração Bíblica - Edições Vida Nova - Russell Shedd
Bíblia Vida Nova