COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







30 de abr. de 2014

2º TRIMESTRE DE 2014 - LIÇÃO Nº 05 - 04/05/2014 - "DONS DE ELOCUÇÃO"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ 
LIÇÃO Nº 05 - DATA: 04/05/2014 
TÍTULO: “DONS DE ELOCUÇÃO”
TEXTO ÁUREO – I Pe 4.11
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Cor 12.7, 10-12; 14.26-62
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/





I - INTRODUÇÃO:




Hoje estudaremos os dons espirituais que DIZEM algo de sobrenatural, também conhecidos como DONS DE INSPIRAÇÃO, ou DONS DA FALA, ou DONS DE EXPRESSÃO VOCAL ou DONS DE ELOCUÇÃO. São eles: A PROFECIA, A VARIEDADE DE LÍNGUAS e a INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS.





II - DOM DE PROFECIA:




I Cor 14.1-6, 12-13 - É uma expressão vocal inspirada e sobrenatural num idioma conhecido. Ou também: É um pronunciamento sobrenatural num idioma conhecido.




Às vezes, para que o dom de profecia entre em operação, é necessário que outros dois dons estejam atuando juntos: A DIVERSIDADE DE LÍNGUAS E A INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (I Cor 14:5)




A profecia pode vir de 3 fontes: Deus, homem e satanás.




As profecias devem ser julgadas (1 Ts 5:21,22) e controladas para haver ordem no culto: um depois do outro e no máximo três em cada reunião (1 Cor 14.31).




Não devem ser desprezadas (1 Ts 5:20).




O dom de profecia serve para edificação, exortação e consolação (1 Cor 14:3).




O dom de profecia é diferente do dom ministerial de profeta. Todo profeta profetiza. Porém, nem todo que tem o dom de profecia é profeta (1 Cor 14:31) e (Ef 4:11) – Isto porque Profeta é ministério dado por CRISTO; já o dom de profecia é concedido pelo ESPÍRITO SANTO.




O que possui o Ministério de Profeta prediz alguma coisa que ainda vai acontecer; O que possui o Dom de Profecia não prediz nada: apenas exorta, consola e edifica (Jo 16:22; At 27:31-34).




Todos podem profetizar (dom de profecia - 1 Cor 14.31), mas poucos são chamados para serem profetas (ou ter o dom ministerial).





III - VARIEDADE DE LÍNGUAS ou O DOM DE LÍNGUAS:




É a expressão vocal mediante o Espírito Santo, em idiomas nunca aprendidos pela pessoa que fala, não compreendidos pela pessoa que fala, nem, necessariamente, sempre compreendidos pelos ouvintes.





IV - INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS:




I Cor 14:13-15, 27-28, 40 - A interpretação de línguas é a revelação sobrenatural pelo Espírito Santo do significado de uma expressão vocal em outras línguas.




Não é TRADUÇÃO das línguas, tampouco DUBLAGEM; É INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS.




Por exemplo, Quando uma pessoa fala longamente em línguas, um intérprete, ocasionalmente, pode dar uma interpretação bastante breve.




Semelhantemente, alguém poderá dar uma expressão vocal breve em línguas, mas a interpretação poderá ser prolongada.




Isso acontece porque, a interpretação é REVELAR, SOBRENATURALMENTE, PELO ESPÍRITO DE DEUS, O SIGNIFICADO DAQUILO QUE FOI DITO EM LÍNGUAS.





Este dom não entra em operação A NÃO SER SE O DOM DE LÍNGUAS TENHA ESTADO EM OPERAÇÃO.





O propósito desse dom é tornar o dom de línguas inteligível aos ouvintes, de modo que a Igreja, bem como aquele que possui o dom, possa saber o que foi dito e possa ser edificada (I Cor 14:5) ; (I Cor 14:26-28); (I Cor 14:13).




I Cor 14:18 - Não quis dizer latim, grego e hebraico, pois são línguas aprendidas e faladas no tempo de Paulo por quase todos; o que Paulo quis dizer é que orava muito em línguas e também que tinha dom de línguas.





V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:




Ainda há muita confusão a respeito do uso dos dons de elocução, e em especial ao de profecia e sua função. Há líderes permitindo que as Igrejas que lideram sejam guiadas por supostos profetas. A Igreja de Jesus deve ser conduzida segundo as Escrituras, pois esta é a inerrante Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada, a Profecia por excelência, deve ser o manual do líder cristão.




Outros líderes, também erroneamente, não tomam decisão alguma sem antes consultar “um profeta” ou “uma profetisa”. Estes profetizam aquilo que as pessoas querem ouvir e não o que o Senhor realmente quer falar. Todavia, a Palavra de Deus alerta-nos a que não ouçamos a tais falsários – Jr 23.9-22.




FONTES DE PESQUISA E CONSULTA:

1)    Revista “OBREIRO APROVADO”, ANO XVI – Nº 63
2)    Lições Bíblicas - 4º Trimestre de 1989 - CPAD - Comentarista: Estêvam Ângelo de Souza
3)    Comentário Bíblico Broadman, Vol. 10, JUERP
4)    Introdução e Comentário – Cartas Aos Coríntios - Frank M. Boyd, CPAD
5)    A Mensagem de I Coríntios - David Prior, John R. W. Stott, ABU Editora S/C
6)    Lições Bíblia – 2º Trimestre de 2014 – CPAD – Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima.