COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







27 de jun. de 2013

2ª TRIMESTRE DE 2013 - LIÇÃO Nº 13 - 30/06/2013 - "EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 13- DATA: 30/06/2013
TÍTULO: “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”
TEXTO ÁUREO – Js 24.15
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Js 24.14-18, 22, 24
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/



I – INTRODUÇÃO:

Ex 10:9-11, 21-26; 12:29-31– Faraó não consentia que os pequeninos de Israel saíssem do Egito com os pais.


A escravatura e a amarga opressão do Egito são tipos da escravidão do pecado; Faraó tipifica Satanás, o qual não deseja que nossos filhos saiam do mundo conosco, pois sabe que voltaremos para ele, se os nossos pequeninos ficarem em seu território.


O Senhor Deus, todavia, exigiu que as famílias hebréias inteiras deixassem os domínios de Faraó. Nisto há prova evidente de que Deus quer salvar toda a nossa casa.


Logo, o alvo de ter toda a nossa família salva é tão sublime que vale a pena todo esforço, pois a promessa garante a salvação para todos!


II – PARA SALVAÇÃO DA NOSSA FAMÍLIA, DEVEMOS ORAR COM CONFIANÇA INABALÁVEL, FIRMANDO-NOS NAS MUITAS PROMESSAS DA BÍBLIA:

(1) - Gn 6:17-18; 7:1, 13 cf Hb 11:7 - A primeira promessa a considerar foi feita a Noé. Deus não chamou apenas o patriarca, mas toda a sua casa a entrar na arca. Assim, foi salva toda a sua família.


Foi pela fé que Noé cooperou com Deus e conseguiu o indizível gozo de ver todos os seus entes queridos seguros consigo na arca, enquanto lá fora desciam as torrentes de águas, provocando a maior destruição jamais vista pelos homens.


Se tivermos a mesma fé, haveremos de ver cada um dos membros de nossas famílias refugiar-se em Jesus e, assim, salvar-se do horrendo dilúvio de incredulidade, pecado, vício e crime que destrói o mundo atual.


(2) - Gn 14:14 cf 18:19 - Na vida de Abraão, Deus cumpre, mais uma vez, a Sua vontade acerca da família.


O Senhor enfatizou que chamou a Abraão para que ele conhecesse sua responsabilidade para com seus filhos e sua casa.


Vejamos como agia um dos netos de Abraão (Gn 35:1-3).


Muitos de nós podemos ser escolhidos por havermos ordenado a nossa casa, conforme recomenda-nos o Senhor.


(3) - Ex 12:1-3 – A páscoa é um dos tipos mais claros da salvação mediante o sangue de Cristo. Cada família deveria imolar anualmente um cordeiro que já prefigurava o Cordeiro de Deus que haveria de tirar o pecado do mundo. Isto não quer dizer que todos os membros de nossa família serão salvos sem arrependimento e sem fé em Deus, mas que o Senhor se interessa em salvar toda a nossa casa.


(4) - Js 2:8-21; 617, 20-25 cf Hb 11:31 – A história de Raabe, a meretriz, prova que um pecador verdadeiramente arrependido, pode levar toda a família a receber a Jesus.


Raabe tinha uma fé viva em Deus, não só para alcançar sua salvação, mas para rogar pelo pai, mãe e irmãos.


Quando os muros de Jericó caíram por terra, permaneceu em pé o trecho onde se encontrava a casa de Raabe. Apesar de tudo quanto havia na cidade ter sido totalmente destruído, ela com seu pai, mãe, irmãos e todos os seus parentes foram salvos.


Se Deus ouviu a oração daquela meretriz, certamente agirá do mesmo modo em relação a nós, resgatando nossas famílias desta Jericó que, em breve, há de ser destruída.



III – NO NOVO TESTAMENTO TAMBÉM ENCONTRAMOS EXEMPLOS DE PAIS QUE SOUBERAM ORDENAR AS SUAS CASAS:

O poder do Evangelho atingia famílias inteiras. Foi um tempo de rápido crescimento para as Igrejas quando famílias inteiras ouviam as boas novas de salvação e aceitavam a mensagem transformadora vinda do céu. Como resultado, em pouco tempo passavam também a ser testemunhas da obra redentiva. Estes fatos cooperaram muito para a consolidação da Igreja primitiva. Observemos alguns exemplos citados na Bíblia:


(1) - At 10:44-48 – Cornélio, depois de mandar chamar Pedro, foi aos amigos e convidou-os para ouvir o conselho de Deus, mas não se esqueceu dos da sua casa. Estes, como andavam ordenadamente, assistiram à exposição do Evangelho, foram salvos e, em seguida, cheios do Espírito Santo. A família de Cornélio inteira aceitou a Jesus. Se há regozijo no céu por um pecador que se arrepende, quanto mais por uma casa (família) inteira que se salva! 


(2) - At 16:14-15 - Lídia, a vendedora de púrpura, converteu-se com toda a família. Ela é outro exemplo de crente que não se deu por satisfeita enquanto não viu toda a família aos pés de Cristo. A sua casa se tornou a primeira congregação evangélica da Europa; 


(3) - At 16:31-34 – Depois daquele terremoto que abalou os alicerces da prisão e já antevendo a sua desgraça, o carcereiro perguntou o que era necessário fazer para se salvar. Sabemos que a resposta que lhe deu Paulo é uma promessa tanto a ele, quanto a nós: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. O carcereiro de Filipos com toda a sua família se converteu. Quando o pecador crê na primeira parte da promessa, é salvo. E quando crê na segunda parte, pode levar toda a família a receber a mesma salvação.


(4) - Crispo, o principal da sinagoga, converteu-se com sua família (At 18:8); 


(5) - Estéfanas, com sua família, foi batizado por Paulo (I Cor 1:16; 16:15); 


(6) - Paulo mandou saudações às famílias de Aristóbulo e de Narciso (Rm 6:10-11)


IV – A RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL PARA COM A FAMÍLIA:

(1) - JESUS, COMO HOMEM, DEU-NOS EXEMPLO NESTE SENTIDO – Ele pertencia à família de José e Maria que tiveram quatro filhos e, pelo menos, duas filhas (Mt 13:55-56).


A princípio, os filhos não eram crentes, nem compreendiam a Jesus (Jo 7:5); acharam que Ele estava fora de si (Mc 3:21, 31-35).


Jesus, porém, ganhou a todos para Deus. Todos foram batizados com o Espírito Santo (At 1:14; 2:1-4); Tiago se tornou uma coluna na Igreja (Gl 2:9), escreveu uma epístola (Tg 1:1) e os outros irmãos foram também ativos na obra do Senhor (I Cor 9:5).


(2) - O CRENTE É O SACERDOTE DA SUA FAMÍLIA – O sacerdote era o homem escolhido para interceder pelo povo e oferecer sacrifícios a Deus. O sacerdote estava de contínuo na presença de Deus. Já no tempo do Antigo Testamento esta responsabilidade estava bem definida (Gn 7:7; 18:19; Dt 4:9; 6:7; 11:18-21). Observamos a mesma coisa no Novo Testamento (I Pe 2:9 cf Mt 24:43; Lc 8:39).


V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Se queremos ver a nossa família inteira salva, observemos a recomendação da Bíblia, em Ef 6:4, que diz para criarmos nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor. Nossos filhos viverão de toda a palavra que sai da boca de Deus e, como sacerdotes do lar, devemos transmitir-lhes os ensinos contidos no Santo Livro. Por mais que os pais, hoje, queiram lançar esta obrigação sobre os professores da Escola Dominical ou sobre o Pastor, chegará o dia em que saberão enfaticamente que esta obrigação é sua (I Tm 3:4).

FONTES DE CONSULTA:


1)         Revista Maturidade Cristã – 2º Trimestre de 1986 – CPAD – Comentarista: Eurico Bergstén


2)       Toda a Família – CPAD – Orlando Boyer