COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







6 de fev. de 2013

1º TRIMESTRE DE 2013 - LIÇÃO Nº 06 - 10/02/2013 - "A VIÚVA DE SAREPTA"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06- DATA: 10/02/2013
TÍTULO: “A VIÚVA DE SAREPTA”
TEXTO ÁUREO – Lc 4.25-26
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Rs 17.8-16
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/





I – INTRODUÇÃO:


A viúva de Sarepta obedeceu ao verdadeiro profeta de Deus e trocou a INCERTEZA PELA CERTEZA; A FOME PELA FARTURA; A MORTE PELA VIDA.


II - DEPENDENDO DE DEUS:

Nunca se ouviu tanto sobre situação financeira como estamos vivendo nestes últimos dias; salvo raras e nobres exceções, temos somente reclamações. Eis algumas delas:

(A) - "Trabalha-se muito e ganha-se pouco!” 

(B) - “O salário não dá para vencer o mês!” 

(C) - “As contas parecem que se multiplicam!". 

Muitas vezes, vemos a tristeza dos trabalhadores que, com o suor do rosto, trabalham duramente o mês inteiro e, quando deveriam estar alegres, ficam em desespero: Água, luz, aluguel, telefone, mantimentos, prestações, etc... Feitos os cálculos, sobram contas a pagar!

Para piorar a situação, chegam em casa, ligam a TV e, de repente, surge na tela alguém que conseguiu se manter em pé num ringue durante um curto período de tempo e recebe um cheque de $ 1.000.000,00 (um milhão de dólares).

Desesperado troca de canal e depara-se com outro ser humano felizardo: por responder acertadamente algumas perguntas, recebe em barras de ouro 10... 20... 50... 100... 500 mil reais!

Mais indignado ainda, passando para outro canal, vê o apelo atraente para ser tornar o próximo milionário: é a megassena, raspadinha, loteria esportiva e muitos outros jogos de azar...

SERÁ QUE A CRISE FINANCEIRA É ALGO SOMENTE PARA NÓS HOJE?

As dificuldades financeiras existiram, existem e sempre existirão. Dizer que os filhos de Deus não passam por elas é simples falácia, sem fundamento bíblico.

Não obstante, Deus tem os Seus meios para suprir as necessidades dos que nEle confiam. Para isso, é necessário que aprendamos a depender dEle. Isto é ponto fundamental!

Depender de Deus significa confiar que Ele não nos abandonará; é crer que o mínimo pode transformar-se no suficiente; é esperar, qual o filhote do pardal espera pela mãe, na certeza de que o alimento vem a caminho.


III - DEUS NUNCA ABANDONA OS QUE SE CHEGAM A ELE:


As coisas que consideramos pequenas são suficientes para Deus operar o milagre, quando as colocamos ao Seu dispor.


(1) - A VIÚVA DE SAREPTA – 1 Reis 17 - Interpelada pelo profeta Elias, tinha somente em casa um punhado de farinha e um pouco de azeite; o suficiente para fazer um bolo para ela e seu filho comerem e esperar a morte.

Porém, ela resolve obedecer a Palavra de Deus, ministrada pelo profeta Elias, e partilhar o que tinha com o estrangeiro que acabara de chegar.

O resultado desta ação é simplesmente maravilhoso: por três anos a farinha e o azeite não acabaram! Isso é que é Deus!


(2) - A VIÚVA DE 2º REIS CAPÍTULO 4 - Chega desesperada, tomada de pânico pela possibilidade de perder seus dois filhos em troca das dívidas existentes.


Deus, então, utilizando o pouco de azeite que a viúva possuía, multiplica-o ao ponto de, ao vendê-lo, pagar as dívidas e viver do restante que sobrou.

(3) - OS CINCO MIL HOMENS (FORA MULHERES E CRIANÇAS) - Foram alimentados por cinco pães e dois peixes, pelo poder multiplicador de Jesus Cristo (Mateus 14.13-21).

(4) - E o que falar da MOEDA ENCONTRADA NA BOCA DO PEIXE para pagar o imposto do Templo que o próprio Jesus estava atrasado?! (Mateus 17.24-27)?

(5) - E A FOME SACIADA EM SAMARIA? - Sem plantar um grão de trigo e sem ter tempo para a frutificação e colheita (2 Reis 7)? 


IV - DEUS CONTINUA CUIDANDO DO SUSTENTO DE SEUS SERVOS:

Leiamos I Rs 17:1-16 e analisemos:

(1) - Há Igrejas que não conseguem sustentar seus líderes. Mas estes, como uns heróis da fé, continuam fazendo a obra do Senhor, porque sabem que foram chamados pelo Deus Sustentador e Provedor de todas as coisas.

(2) - No tempo em que Elias iniciou o seu ministério, havia fome na terra. Foi ele mesmo quem transmitiu ao rei Acabe a mensagem de Deus que não cairia chuva sobre a terra.

(3) - As águas nos rios se secaram e a fome reinava. Porém, Deus sempre se responsabilizou pela vida e pelo sustento de Seus servos.

(4) - Elias alcançou as provisões materiais de Deus quando obedeceu às Suas ordens. Foi milagre de Deus tanto o providenciar o pão e carne, como o impedir que os corvos comessem tal comida.

(5) - Quando as águas do ribeiro Querite se secaram, Deus mandou Elias para Zarefate, onde também, por meio de um milagre, o sustentou, usando uma pobre viúva.

Logo, Deus cuida daqueles que O servem com sinceridade, sustentando-os, pois continua sendo O DEUS DA PROVIDÊNCIA! - Sl 33:18-19; 34:9.

Vejamos:

(A) – Mt 6.32 - Ele é um excelente Pai - Mt 6:32 - “...VOSSO PAI CELESTIAL BEM SABE...”

(B) - Mt 6:26 - A expressão “OLHAI” significa “OBSERVAI BEM”, “APRENDEI BEM”.

(B.1) - Quando as aves estão em movimento, indica que Deus está vivo e, se Ele é vivo, está se movimentando em direção às nossas necessidades.

(C) - Mt 10:29 cf Lc 12:6 - Em Mateus se compram DOIS PÁSSAROS por apenas UM CEITIL;

(C.1) - Em Lucas, compram-se CINCO PÁSSAROS por DOIS CEITIS.

(C.2) - Isso significa que UM DESSES PÁSSAROS FICOU SEM VALOR DIANTE DOS HOMENS.

(C.3) - É exatamente sobre esse “PÁSSARO SEM VALOR ou ESQUECIDO” QUE RECAI O CUIDADO DE DEUS.

(C.4) - O Criador de todas as coisas afirmou “NENHUM DELES ESTÁ ESQUECIDO”

(D) - Lc 12:7 - Ele conta até os nossos cabelos!

(E) - Lc 22:35 - “E perguntou-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: NADA”.


Tenhamos compromisso com a Palavra de Deus e confiemos no Senhor (Sl 27:3; 33:18-19; 34:9). Só então poderemos responder da mesma maneira que os discípulos responderam àquela pergunta de Jesus.


ALGUMAS LIÇÕES QUE PODEMOS EXTRAIR:

(A) - Deus tem e manda seus provedores: ORDENEI AOS CORVOS e ORDENEI ALI UMA MULHER VIÚVA – I Rs 17.4, 9.


(B) - Os caminhos de Deus são vários: Uma vez serve-se de CORVOS; outro, de UMA POBRE VIÚVA, DE UM VASO DE FARINHA e DE UMA BOTIJA DE AZEITE.



(C) – A fé pode ver a TORRENTE SECAR. Porém, CONFIEMOS EM DEUS, POIS, LOGO EM SEGUIDA, HAVERÁ CORVOS TRAZENDO PÃO E CARNE, UMA VIÚVA POBRE, UM VASO DE AZEITE e UM PUNHADO DE FARINHA ordenados por Deus para nos socorrerem.



(D) – A incredulidade poderá perguntar: “PORVENTURA PODE DEUS PREPARAR UMA MESA NO DESERTO?” (Sl 78:19)


Ou...: “AINDA QUE JEOVÁ FIZESSE JANELAS NO CÉU, PODERIA ISSO SUCEDER?” (II Rs 7:2).

Mas a fé está sempre descansada na verdade de que DEUS TEM SEUS PROVEDORES EM TODA A PARTE.


(E) - PARA DEUS NÃO HÁ CRISES; PARA ELE, NÃO HÁ PORTAS FECHADAS!


V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Terminamos este subsídio solicitando que o leitor apenas deixe Deus falar ao seu coração por meio da Sua Poderosa Palavra:

(A) - "Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará." Salmo 34.10

(B) - "Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios." Salmo 37.7

(C) - "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." Filipenses 4.19.

"A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos cristãos. As doutrinas da Bíblia são santas; suas histórias são verdadeiras e suas decisões são imutáveis. Leiamos a Bíblia para sermos sábios; creiamo-la para sermos salvos; pratiquemo-la para sermos santos. Ela é o mapa do viajante, o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão" (A.J. Disbio).

FONTES DE CONSULTA:


Estudo Bíblico: “Dependendo de Deus” do Pr. Davi Secundo de Souza

Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 2º Trimestre de 1987 - Comentário: Elienai Cabral

O Crente e a Prosperidade - Edições CPAD - Autor: Severino Pedro da Silva

Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 3º Trimestre de 1981 - Comentário: Eurico Bergstén