COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







23 de mai. de 2011

2º TRIMESTRE DE 2011 - LIÇÃO Nº O9 - 29/05/2011 - "A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 09 - DATA: 29/05/2011
TÍTULO: “A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL”
TEXTO ÁUREO – At 1:8
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 2:1-4, 14-17
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/



I – INTRODUÇÃO:

• Uma Igreja pentecostal é aquela que segue o modelo apresentado no Novo Testamento, demonstrando ser herdeira da essência cristã da Igreja primitiva.



II – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA PENTECOSTAL:


• (1) – ESPERA NAS PROMESSAS DE DEUS - Lc 24:49 - Deus promete e cumpre com as Suas promessas. Ele enviou o Seu Espírito para guiar e fortificar a Sua Igreja.


• (2) – OBEDECE AOS MANDAMENTOS DE CRISTO - At 2:1 - Estavam reunidos no mesmo lugar, mostrando observância e respeito pela palavra de Cristo. Isso evita a pressa em fazermos a vontade própria e de praticarmos as distorções cristãs.


• (3) – É SUJEITA A DEUS E AOS SEUS MISTÉRIOS – At 2:2-13 - Devemos ser sujeitos ao Senhor, deixando Ele estabelecer os propósitos da Igreja.


• (4) – É TOMADA DO SENTIMENTO DE CORAGEM – At 2:14 - Antes, haviam negado e fugido; agora, não temem pela própria vida.


• (5) – PREGA AO MUNDO O CRISTO CRUCIFICADO E RESSURRETO - At 2:23-24 - Devemos retornar a esta pregação cristocêntrica em nossos púlpitos, evitando-se as heresias baseadas em fábulas modernas.


• (6) – CRESCE NUMERICAMENTE E EM QUALIDADE – At 2:37-42 - Notemos: o que levou as pessoas à conversão foi a pregação da palavra de Deus. Uma Igreja que ensina e prega a Bíblia, cresce numérica e qualitativamente.


• (7) – PERSEVERA NAS COISAS DE DEUS – At 2:42-47 - Na Doutrina; na Comunhão; no Partir do pão; nas Orações; no Compartilhar dos bens; no Louvor a Deus. Muitas são as atividades da Igreja, mas não podemos nos descuidar da sua essência.



III – CARACTERÍSTICAS DO FALSO CULTO PENTECOSTAL:


• Leiamos I Rs 18:20-40 e meditemos:


• (1) - É SEGUIDO PELA MAIORIA - Ex 32:1; I Rs 18:22, 25 - Tenhamos o cuidado para que a Igreja não venha crescer no número de pessoas, no número de invenções e perder em santidade, no caráter e na fidelidade - Mt 7:13-14. Precisamos, urgentemente, lembrar esta verdade solene: A MAIORIA SE PERDERÁ. Foi assim na época de Noé.


• (2) - É AQUELE QUE TEM UM FOGO FALSO - Ex 32:24; I Rs 18:25 - O fogo deve vir do céu. Deus não aceita fogo estranho em Seu culto. Mesmo conhecendo as Escrituras, temos admitido ao culto de Deus fogo de entusiasmos, fabricado por animadores; temos acrescentado novidades no culto, tornando-o show incrementado por "novos movimentos” - O que temos visto acontecer nos cultos são atos e ações que Deus não pediu em Sua Palavra! Ele não é um ser cheio de caprichos. O culto a Deus deve ter somente o fogo do Espírito, pois só este fogo santifica e transforma vidas.


• (3) - É MOVIMENTADO - Ex 32:6, 19, 25; I Rs 18:26-28 - O culto a Deus é chamado por Paulo de LOGIKEN, ou seja, RACIONAL ou SUPRA-SENSUAL (Rm 12:1-2). O Culto é FÉ, pois o justo viverá pela fé.


• (4) - É UM CULTO DEMORADO, LONGO - Ex 32:6, 17-18; I Rs 18:29 - Muitos movimentos, muitas palavras, muitas repetições. O nosso Deus é um Deus de ordem, paz e harmonia. O Universo que Ele criou atesta que em tudo há ordem e harmonia.


• (5) - O DEUS ADORADO NO FALSO CULTO PENTECOSTAL, NÃO RESPONDE - Ex 32:20; I Rs 18:26-29 - O falso culto pentecostal é apenas movimentação física que resulta no vazio. É um teatro, um show, sem nenhum vínculo de vida prática. O falso adorador é mundano: vive mentindo, traindo, fazendo falcatruas, escandalizando, sem ética cristã. O falso culto pentecostal é um culto sem ética.


IV - COMO ENFRENTAR O FALSO CULTO PENTECOSTAL:


• (1) - CONVICÇÃO - Ex 32:19-21, 27; I Rs 18:17-21 - Para se enfrentar o falso culto pentecostal, devemos, na graça de Deus, termos muita convicção. Antes de ver o fogo cair do céu, antes da grande vitória, Elias crê, está convicto, sabe quem é o verdadeiro Deus. Mas o povo NADA RESPONDIA.


• (2) - DEFINIÇÃO - “SE É... SEGUI-O” - Ex 32:21-24 - Indefinição é característica do falso culto pentecostal. O povo parecia não saber de nada; estava na dúvida; não havia firmeza. Vivemos num tempo de indefinições. Hoje, ser definido é ser dogmático ou intolerante; hoje, ser dogmático ou intolerante é algo detestável. No entanto, não podemos ficar no meio termo: “SE BAAL É O SENHOR, SEGUI-O; SE DEUS É O SENHOR, SEGUI-O” - É hora de definição!


V - O QUE FAZER PARA RESTABELECER O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL:


• (1) - RESTAURAR O ANTIGO ALTAR - Ex 32:19-20, 34:1, 4; I Rs 18:30 - Elias restaurou o altar de seus pais. O mesmo altar em que adoravam os seus antepassados. Há os que pensam que novidade é a marca do verdadeiro culto pentecostal. Pensam que algo para ser bom, tem que ser atual, novo. Criam preconceitos contra o antigo e se esquecem QUE NÃO HÁ NADA NOVO DEBAIXO DO CÉU.


• (2) - CULTUARMOS COM BASE NA PALAVRA DE DEUS - Ex 34:10, 27-28; I Rs 18:31 - Elias mostrou precisão: Usou doze pedras! Nem mais, nem menos! Elias não usou outro material para a restauração do altar - nem ouro, nem prata, nem bronze -; Elias usou pedras! Elias não quis fazer uso de sua criatividade. Ele obedeceu e tudo fez conforme a Palavra do Senhor.


• (3) - COLOCAR ORDEM NO TEMPO DO CULTO - Ex 34:31-33; 35:1, 20; I Rs 18:36 - Deus havia determinado a hora do sacrifício e Elias obedeceu a Deus quanto ao horário.


• (4) - O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE SER DIRIGIDO AO DEUS DA ALIANÇA - Ex 34:5-9; I Rs 18:36 - O individualismo moderno criou deuses dos carismáticos: “O deus - o irmão fulano”, “O deus - aquela Igreja”, “O deus - aquele missionário” , “o deus - aquele cantor”, "o deus - aquele pregador", "o deus - aquele pastor". Ou seja, cada um tem o seu "culto” e o faz de acordo com o meio econômico, eletrônico e a criatividade, mas não com base e de acordo com a Palavra de Deus.


• (5) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, DEVE HAVER CLAMOR E ORAÇÃO DIRIGIDOS AO DEUS SOBERANO - Ex 32:30-33, 33:11-23; Ex 34:8-9; I Rs 18:36-37 - Para Elias, este Deus soberano era o Senhor absoluto do coração do povo: - “PARA QUE ESTE POVO SAIBA QUE TU, SENHOR, ÉS DEUS”. É Deus quem convence, quem salva, quem escolhe e quem chama. TODO O UNIVERSO ESTÁ SOB O COMANDO DELE.


• (6) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE HAVER FOGO DO SENHOR - Ex 24:16-18; I Rs 18:34, 38 cf Hb 12:18-20, 29 - Elias cria no Deus soberano. Ele encheu o altar com água e Deus mostrou Seu poder, contrariando as leis naturais, a fim de que o povo cego, visse.


• (7) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL O POVO RECONHECE QUE SÓ O SENHOR É DEUS - Ex 40:34-38; I Rs 18:39 - Os que adoram a Deus não vivem titubeando; não seguem a maioria, pois esta, à luz da Palavra de Deus, entra sempre pelo caminho e porta largos (Mt 7:13-14)


• (8) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, O QUE É EMPECILHO DEVE SER ELIMINADO - Ex 32:27-29; I Rs 18:40 - Os falsos profetas podem causar danos, mas não têm poder para destruir o verdadeiro culto pentecostal dirigido ao verdadeiro Deus. O verdadeiro culto pentecostal sempre triunfará e a glória de Deus será restabelecida.


VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS:


• Guardemos isso: NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL...


• (1) - FOGO FALSO NÃO TEM LUGAR;


• (2) - NÃO SE CONFUNDE ENTUSIASMO COM LOUVOR;


• (3) - NÃO SE PROVOCAM EMOÇÕES PARA ALEGRAR O AMBIENTE;


• (4) - O ALTAR ANTIGO NÃO DEVE SER SUBSTITUÍDO, MAS RESTAURADO, PORQUANTO DEVEMOS SEMPRE NOS VOLTAR PARA A PALAVRA DE DEUS;


• (5) - O VERDADEIRO DEUS DEVE SER ADORADO - O DEUS DE ABRAÃO, DE ISAQUE e DE JACÓ. Só então o fogo do céu descerá e o povo se prostrará, reconhecendo que SÓ O SENHOR É DEUS, SÓ O SENHOR É DEUS.


FONTES DE CONSULTA:

1) Revista Educação Cristã - volume IX - Imprensa da Fé

2) Idem - volume I

3) Estudo Bíblico: “As Marcas de Uma Verdadeira Igreja Pentecostal – de Antônio Carlos Barro