COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







17 de abr. de 2010

LIÇÃO Nº 04 - 25/04/2010 - "CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR"

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO 04 - DIA 25/04/2010
TÍTULO: “CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR”
TEXTO ÁUREO – Tg 4:9
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jr 9:1-2, 5-9
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e.mail: geluew@yahoo.com.br
http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

• Gemido é um lamento doloroso, um som inarticulado. No sentido bíblico, é alguém estar sofrendo uma tristeza muito profunda, quase sem esperança humana de socorro. Assim, por meio de um poema comovente, Jeremias expressou:

• (1) - Sua simpatia para com o povo atingido (Jr 8:18 – 9:1);

• (2) – Seu lamento, ante a traição do povo (Jr 9:2-9); e

• (3) – Seu gemido, por causa da destruição de Judá (Jr 9:10-22).

II – DEUS USOU JOSIAS PARA AVIVAR SEU POVO, ANTES DO JUÍZO:

- AVIVAMENTO – É a aquisição, o retorno e a conservação da vida espiritual em toda sua plenitude – Hc 3:1-2.

- Os capítulos 2 a 6 de Jeremias resumem sua pregação durante os dias do rei Josias. Os ataques vigorosos deste rei na idolatria formam o contexto da época – II Cr 4:1-7. Os primeiros cinco anos de ministério de Jeremias estão registrados aqui.

- Josias começou a consertar e limpar o templo, quando uma cópia da Lei foi achada, cuja Leitura muito preocupou o bom rei – II Cr 34:18-32. Os capítulos 7 a 9 de Jeremias cobrem esse período.

- Segundo o achado da Lei, mais reformas extremamente drásticas foram feitas, culminando com a comemoração da grande Páscoa (II Cr 35:1-9).

- Estudemos um pouco deste avivamento:

- A época do rei Josias era de grande corrupção moral e negligência espiritual em Jerusalém e Judá. Os filhos de Israel deixaram o Senhor e passaram a adorar outros deuses, tais como:

- BAAL (deus do sucesso, da prosperidade e da abundância);

- ASTAROTE (deusa da fertilidade, do amor livre e da sexualidade); e

- O EXÉRCITO DOS CÉUS (representado pelo sol, a lua e as estrelas que, diziam, eram manifestações de deuses que direcionavam e influenciavam a Terra e a vida dos homens – a superstição).

- Enquanto isso, no Templo, o serviço do Senhor virara comércio, como nos dias de hoje, quando temos encontrado sermões superproduzidos, pedidos de dízimos, de “trízimos” e de ofertas, que mais parecem cobrança de impostos; 

- Havia ainda um descaso com a Palavra do Senhor, onde pessoas comuns desconheciam totalmente a sua existência; e, o mais grave de tudo: Mesmo sem a presença de Deus e da Sua Palavra, a adoração no Templo acontecia! (II Tm 3:5).

- Em meio a este universo de problemas, surgiu o rei Josias (II Rs 22:1-2).

- II Rs 22:3-7 – Josias soube do péssimo estado de conservação do Templo. Enviou o seu escrivão pessoal ao sumo-sacerdote, a fim de que pegasse o dinheiro e pagasse os trabalhadores para que iniciassem o processo de restauração - O avivamento começou com renovado interesse pela Casa de Deus, com pessoas sinceras e honestas!

- II Cr 34:14 – Ao tirar o dinheiro que se trouxera à Casa do Senhor, foi encontrado o livro da Lei - Quando redescobrimos a Palavra de Deus, mudanças começarão a acontecer.

- II Rs 22:8 – O sacerdote entregou as escrituras ao escrivão, que rapidamente retornou para casa e as leu - O avivamento começa com a Leitura da Palavra de Deus.

- II Rs 22:9-14 – Safã informou a Josias sobre a descoberta e leu as Escrituras. Ouvindo-as, o rei rasgou as suas vestes, convocou Hilquias e os outros sacerdotes a que buscassem o Senhor.

- Eles procuraram a profetisa Hulda. Como sempre, nos piores momentos, há pessoas que ainda sabem como falar com Deus e ouvir dEle a resposta! Não pode haver avivamento sem que haja oração.

- II Rs 22:15-20 – A resposta de Deus foi de ira e, mesmo assim, a profetisa Hulda não ficou com medo de falar aquilo que o Senhor tinha a dizer!

- Mas havia um segredo do avivamento nos tempos do rei Josias: Ele não apenas redescobriu a Palavra de Deus no templo, mas enterneceu seu coração, humilhou-se perante o Senhor e rasgou as suas vestes reais em sinal de verdadeiro arrependimento e contrição. Josias teve estas atitudes e mudou suas ações, e então o Senhor o ouviu.

- II Rs 23:1-3 – O rei convocou todo o povo e leu todo o Livro do Concerto, fazendo aliança. Todo o povo se colocou de pé e assumiu esse compromisso - Arrependimento, oração e um direcionamento de todas as pessoas a uma Nova Aliança com Deus: Não há outro caminho para o avivamento.

- OBS: Ficar em pé junto à coluna equivale hoje a ajoelhar-se no altar de Deus para vermos a manifestação viva da glória divina.

- II Rs 23:4-20 – Os resultados começaram a aparecer quando o sumo-sacerdote Hilquias, os outros sacerdotes e os guardas das portas colocaram para fora do Templo todos os utensílios que se haviam feito para aqueles deuses e os queimaram fora de Jerusalém.

- É assim também que o avivamento começa: Quando todos os líderes, auxiliares e membros expurgarem de nossas Igrejas os falsos deuses e sacerdotes que levam o povo para a idolatria.

• Da mesma forma que Josias, podemos começar um despertamento, se estivermos dispostos a realizarmos três coisas:

• (1) - NÃO RETROCEDERMOS - (II Rs 21:19-24; 22:1-2) – O nome JOSIAS significa JEOVÁ APÓIA. Realmente este rei resolveu viver com o apoio divino desde o princípio. Ele não retrocedeu, dando início a um despertamento no meio do povo de Deus (Is 56:10; Hb 10:38).

• (2) – TERMOS INTEGRIDADE E HONESTIDADE NAS FINANÇAS DA CASA DO SENHOR – (II Rs 22:3-7) – Aquele dinheiro devia ser utilizado para diversas coisas na casa de Deus e a responsabilidade era do Sumo-Sacerdote. Hoje nós vemos muitos querendo mandar nas finanças da Igreja; sentem-se donos do dinheiro que é trazido à casa do Senhor pelo povo de Deus; sentam-se em cima do dinheiro e determinam o que deve ou não ser feito, gastando em coisas sem utilidade e passageiras. Josias não somente fez destruir todos os ídolos, mas também arrancou dentre a liderança do povo de Deus a raiz de todo o mal: A avareza (Pv 28:16).

• (3) - VOLTARMO-NOS À PALAVRA DE DEUS – (II Rs 22:8) – O último rei justo, Ezequias, tinha morrido 65 anos antes da reforma do rei Josias. Isto explica o estado de negligência e o esquecimento do Livro da Lei. 

- O sumo-sacerdote Hilquias, disse: “ACHEI O LIVRO DA LEI NA CASA DO SENHOR”. É provável que ele soubesse da existência do Livro, mas admite-se que, por muitos anos, qualquer Leitura de um Livro que condenasse os pecados nacionais, seria punida com pena de morte. QUANDO O PECADO REINA NO TEMPLO, É PORQUE A BÍBLIA ESTÁ PERDIDA DENTRO DA CASA DE DEUS!

III - DEUS NOS CONCLAMA AO GEMIDO, AO CLAMOR E AO CHORO:

• CLAMOR - O sentido básico desta palavra é GRITAR POR SOCORRO EM TEMPO DE AFLIÇÃO. É usada quase que exclusivamente com referência a UM GRITO, UM CLAMOR DE UM CORAÇÃO ANGUSTIADO, NECESSITADO DE ALGUM TIPO DE AJUDA.

• Ex 2:23-25 - Israel gemia pela opressão no Egito. Quatrocentos anos se passaram e já reinava um novo Faraó que desconhecia a história dos israelitas. O povo então: Suspirou, Clamou e Gemeu.

• E Deus ouviu o gemido e o clamor de Israel, viu atentamente a aflição do Seu povo, conheceu as dores e a opressão dos israelitas e desceu para livrá-los das mãos dos egípcios – Ex 3:7-9.

• Vejamos outros exemplos bíblicos de gritos e clamores dirigidos ao nosso Deus e que alcançaram respostas:

• (1) - DOS CEGOS - Mt 9:27-31;

• (2) - DOS TEMEROSOS E EM GRANDE PERIGO - Mt 14:22-33;

• (3) - DE UMA MÃE PREOCUPADA - Mt 15:21-28;

• (4) - DOS DOMINADOS PELOS DEMÔNIOS - Mc 5:1-20; e

• (5) - DE UM PAI PELO SEU FILHO - Mc 9:14-27

• Há também um outro chamado de Deus. Analisemos:

• “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: ... há... TEMPO DE CHORAR... - Ec 3:1, 4a - Este é o chamado de Deus para nos colocarmos no lugar das pessoas sofredoras por meio das orações intercessórias.

• Relacionemos algumas razões pelas quais devemos chorar pela situação atual do mundo:

• (1) - A HUMANIDADE ABANDONOU A DEUS:

- As nações se esqueceram de Deus (Sl 9:17);

- O mundo não quer aceitar o conhecimento de Deus (Rm 1:28);

- O mundo mostra desprezo pela bondade, tolerância e paciência constantes de Deus (Rm 2:4); e

- O mundo se endurece por causa dos juízos de Deus e por colherem o que semeiam (Rm 2:5; Apc 16:21).

• (2) - O PECADO SE MULTIPLICA:

- Os perversos pioram cada vez mais, enganando e sendo enganados (II Tm 3:13);

- Os pecados descritos em II Tm 3:1-5 estão em evidência;

- Os pecados grosseiros da perversão sexual, estupro e pornografia endurecem a consciência do mundo;

- O terrorismo, o sadismo e crueldade calculada alcançam proporções incalculáveis; e

- A guerra está cada vez mais terrível e a paz parece constantemente precária.

• (3) - COMO IGREJA ESTAMOS INATIVOS, FRACOS e ESPIRITUALMENTE ADORMECIDOS - Rm 3:11-12 cf Pv 10:5:

- Temos nome de estar vivos, mas, com frequencia, estamos espiritualmente mortos (Apc 3:1);

- Falta-nos o poder que deveria dar ao mundo nosso testemunho de espiritualidade e piedade (II Tm 3:5);

- Há um afastamento da sã doutrina e os falsos cultos se multiplicam (II Tm 4:3-4);

- Nossa condição espiritual é muitas vezes semelhante à Igreja de Laodicéia (Apc 3:17);

- Perdemos o entusiasmo da primeira Igreja pelo testemunho e conversão de almas; e

- Ficamos perturbados com os pecados espalhafatosos do mundo, mas estamos sempre agindo como ele, pensando como ele, imitando a ele.

• (4) - PORQUE A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA E A NOSSA TAREFA TÃO INCOMPLETA:

- Devemos nos lembrar que cada pessoa que não aceita a Jesus como Salvador irá passar a eternidade no inferno.

• (5) - PORQUE A NATUREZA GEME – Rm 8:22:

• Ela não tem culpa do estado de maldição em que está hoje; teve seu estado original alterado (Rm 8:20).

• As dores de parto que a terra sente é o aguardo de novos céus e terra. No milênio, todas as características originais serão restauradas (Apc 21:1).

• (6) - PORQUE A IGREJA GEME – Rm 8:23:

• Gememos esperando a libertação desse corpo, da carne; queremos e precisamos fazer o bem, mas nem sempre conseguimos – Rm 7:19.

• Gememos, pois queremos deixar esse tabernáculo, esse corpo mortal, inclinado ao pecado, para recebermos nosso novo corpo. Nesse corpo corruptível há uma centelha de Deus, que almeja e deseja somente Ele - I Cor 15:53.

• Gememos esperando nossa adoção, como plenos filhos de Deus. É difícil sabermos que somos filhos, mas não temos ainda os direitos adquiridos dessa filiação - I Jo 3:2.

• (7) - PORQUE O ESPÍRITO SANTO GEME – Rm 8:26:

• Em último estágio, vemos o Espírito gemendo, suspirando pelas nossas fraquezas e fracassos. É um nível de gemido intenso e profundo, sentindo dores. É um gemido diferente dos demais.

• Gemidos Inexprimíveis - Que não se consegue entender por palavras, gestos e fisionomias. Não há ninguém nesse mundo que consiga entender Seu lamento, Sua voz silenciosa: Só Deus sabe qual é a intenção do Espírito ao interceder pelo Seu povo – Rm 8:27a.

IV - OS QUE CHORARAM:

- (1) - Jó testemunhou - Jó 30:25;

- (2) - Moisés e outros filhos de Deus choraram sobre o pecado do povo - Nm 25:6;

- (3) - Davi testemunhou ter chorado e jejuado pelo povo de Deus - Sl 69:10;

- (4) - Isaías chorou pela necessidade de seu povo - Is 16:9;

- (5) - Deus disse ao rei Josias - II Rs 22:19;

- (6) - Quando Esdras chorou pelo povo, todos choraram e oraram - Ed 10:1;

- (7) - Quando soube da situação de seus irmãos, Neemias sentou-se e chorou por eles e por Jerusalém - Ne 1:4;

- (8) - Jeremias ficou conhecido como o profeta pranteador por causa do grande peso de oração que sentia carregar pelo seu povo - Jr 8:21; 9:1; 13:17; 14:17; Lm 2:11; 3:48-51;

- (9) - Paulo, o apóstolo-missionário, era também conhecido pelo seu ministério de lágrimas - At 20:18-19, 31; II Cor 2:4;

- (10) - O profeta Eliseu, o homem de Deus que chorou – II Rs 8:7-11.

- “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto... Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” – Jl 2:12, 17.

- Este tem sido o chamado de Deus a todos nós, principalmente os líderes cristãos, para orarmos com lágrimas pelo Seu povo. Por que?!

- (A) - Nossa época é semelhante à enfrentada por Isaías – Is 22:12; e 

- (B) - O nosso Deus vê e registra nossas lágrimas – Sl 56:8.

- Assim como o homem de Deus, os profetas de hoje devem conclamar o povo santo do Senhor ao arrependimento, à humilhação, às lágrimas, à oração e ao jejum, e não à superficialidade; 


V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- O avivamento começou com o povo de Deus seguindo a unção espiritual de seus líderes, culminando com a restauração de sua Aliança com Deus.

- As mesmas coisas que geraram um grande avivamento no tempo do rei Josias produziram o avivamento pentecostal do início deste século. E, com certeza, essas mesmas coisas serão indispensáveis para que um grande despertamento espiritual aconteça entre nós.

- As Assembléias de Deus nasceram no fogo do avivamento – um avivamento que envolvia oração, confissão, comunhão, uma vida poderosa no Espírito Santo e obediência à Palavra de Deus.

- Quando o povo de Deus adapta-se à maneira de viver do mundo e aparta-se da obediência aos retos caminhos de Deus, Ele os chama ao arrependimento, à confissão da sua pobreza espiritual e à busca da Sua face. A vontade de Cristo é que cada igreja examine o seu estado espiritual à luz do NT e seus padrões (Apc 2 - 3).

- CHOREMOS AOS PÉS DO SENHOR, PORQUANTO NÃO HÁ AVIVAMENTO SEM QUEBRANTAMENTO; NÃO HÁ AVIVAMENTO SEM QUE PRIMEIRO RESTAUREMOS A AUTORIDADE DA PALAVRA DE DEUS.


FONTES DE CONSULTA:


1) Harris, R. Laird, Archer, Gleason L. e Waltke, Bruce K.- Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, Edições Vida Nova.

2) Brinke, George - Mil Esboços Bíblicos de Gênesis a Apocalipse - Editora Evangélica Esperança.

3) Duewel, Wesley L. - Toque o Mundo Através da Oração - Editora e Distribuidora Candeia.

4) A Bíblia Vida Nova - Edições Vida Nova

5) A Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD

6) Pfeiffer, Charles F. e Harrison, Everett F. – Comentário Bíblico Moody – Imprensa Batista Regular