COMENTE

Caro Leitor,

Caso queira, na parte final de cada um dos Subsídios, você tem a liberdade de fazer seu comentário. É só clicar na palavra "comentários" e digitar o seu. Não é preciso se identificar. Para isto, após o comentário, click em "anônimo" e pronto. Que Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus.







2 de out. de 2009

LIÇÃO Nº 02 - 11/10/2009 - "DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE"

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ENGENHOCA – NITERÓI - RJ ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL LIÇÃO 02 - DIA 11/10/2009 TÍTULO: “DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE” TEXTO ÁUREO – I Sm 17:45 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Sm 17:43-49 PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO e.mail: geluew@yahoo.com.br
. I – INTRODUÇÃO:
. Davi tinha experiência com Deus, adquirida não nos bancos de uma Universidade, porém, no Campo de Batalha, no “batalhar pela fé”. Quem não matar o leão e o urso, não matará Golias. É no campo de batalha, é no confronto direto com os inimigos, é na realização da Obra de Deus que a fé cresce e se fortalece.
. II - DAVI VERSUS GOLIAS:
. GOLIAS DE GATE - media, aproximadamente, 2,99m; sua couraça tinha 70 quilos; seu eixo de tecelão pesava cerca de 8 quilos; a ponta da lança pesava 7 quilos; o dardo de Golias era tão pesado, que em vez de levá-lo na mão, ele o levava sobre os ombros.
. DAVI, O VOCACIONADO PELO SENHOR - era um bom músico (louvor); forte e destemido (coragem); homem de guerra (sabia lutar); sisudo em palavras (sabia falar bem); gentil aspecto (beleza interior); o Senhor é com ele; (tinha plena comunhão com Deus); era um bom filho (cuidava das ovelhas de seu pai; ajudava e honrava).
. I Sm 17:49-50 - Aparentemente, Davi levava desvantagem: Golias tinha seu escudeiro, tinha mais experiência de guerra, tinha armamento, era maior em estatura, tinha mais peso físico.
. Os homens sem fé viam um gigante; o homem de fé via, apenas, um “incircunciso filisteu”. A fé faz a diferença!
. Disse Davi : “Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exército, o Deus dos Exércitos de Israel. Eu vou contra ti em nome de Deus”.
. ISTO PORQUE: DEUS USA INSTRUMENTOS FRACOS PARA REALIZAR GRANDES RESULTADOS (Zc 4:10) - Vejamos, pois, "O DIA DAS PEQUENAS COISAS": Deus usou... . (1) uma vara (Ex 14:15-16); . (2) uma queixada de um jumento (Jz 15:15); . (3) um punhado de farinha e um pouco de azeite (I Rs 17:12); . (4) uma nuvem do tamanho da mão de um homem (I Rs 18:44); . (5) semente de mostarda (Mt 13:32); . (6) Davi, tão somente com uma funda e um seixo, derrotou a um gigante e salvou a Israel (I Sm 17:52); . (7) Um adolescente com apenas dois peixes e cinco pães provocou um milagre (Jo 6:5-13); . (8) Migalhas do poder de Cristo foram suficientes para libertar da possessão demoníaca a filha da mulher cananéia (siro-fenícia) - Mt 15:21-28 . Tão poucos recursos e tão grandes resultados!
. III - PROMESSAS DE POLÍTICO:
. I Sm 17:25 - Para solucionar o problema deste duelo ingrato, e para não acabar por completo com a moral e o moral do exército, Saul prometeu: . 1) Dar por mulher a filha; . 2) isentar de impostos; e . 3) distribuir riquezas. . Saul prontificou-se a pagar qualquer preço. Já ia longe o tempo em que Saul dependia do Senhor (I Sm 11:7, 13); agora colocava a sua esperança no poder do dinheiro e das promessas (que não cumpriu). . O gesto demonstra o grande desespero de Saul, pois aproveitava a única oportunidade que se oferecia: um moço inexperiente em guerra (I Sm 17:31, 33).
. I Sm 17:34-36 - O TEU SERVO MATOU O LEÃO E O URSO - Davi repetiu a façanha de Sansão (Jz 14:5-6) e, além do leão, esquartejou um urso, outro animal forte e perigoso (II Rs 2:24). O fato mostra que Davi era moço de grande força física e sangue frio.
. O urso consta ser especialmente feroz, voraz, cruel e parece que é mais temido do que o leão.
. O leão é dotado de força superior, é corajoso, feroz, voraz e não teme o homem.
. Ninguém havia visto Davi combater o urso e o leão, senão Deus. Davi não precisava se orientar pela experiência de outra pessoa. Ele havia experimentado a Deus por si mesmo. As experiências do passado nos encorajam a enfrentar o futuro confiados em Deus.
. Davi tivera experiências penosas, mas saíra-se vitorioso em preservar o rebanho de seu pai da ferocidade das bestas feras. Agora ele assegurava a Saul que poderia proteger o rebanho de Deus da ameaça do filisteu incircunciso.
. IV - A TERRA SABERÁ QUE HÁ DEUS:
. I Sm 17:46 - Esta afirmação de Davi prevaleceu, pois o fato está registrado na história para a glória de nosso Senhor. . Davi pretendia mostrar com sua vitória que o Senhor era o verdadeiro Deus e que era Ele quem libertava o Seu povo (Sl 44:1-8).
. Golias jurou pelos seus deuses que esquartejaria Davi e daria sua carne para os animais e os pássaros devorarem.
. Davi respondeu a Golias: “... eu vou a ti em NOME DO SENHOR!” . Davi não disse que iria enfrentar Golias em nome de Saul ou por causa de suas promessas políticas, mas somente em nome do Senhor, pois do Senhor é a guerra. Todos devem saber que Ele protege o Seu povo; que Sua providência governa; que Seu socorro nos torna invencíveis.
. Nenhuma força e nenhuma arma podem impedir a destruição daqueles que não têm o Senhor dos Exércitos!
. DAVI LANÇOU MÃO DA FUNDA - Qualquer coisa na mão, com Deus, vale muito e dá certo. . A funda, com a bênção de Deus, era muito mais poderosa que o orgulhoso Golias com sua espada, lança e escudo. Isso mostra o que a fé viva e real pode fazer.
. DAVI PEGOU CINCO PEDRAS E LANÇOU UMA - Esta cravou-se na fronte, O ÚNICO LUGAR DESPROTEGIDO DE GOLIAS E UMA DAS PARTES VITAIS DO CORPO HUMANO.
. Quando lançarmos A PEDRA, ela será dirigida por DEUS ; não iremos à batalha sozinhos: O ESPÍRITO DO SENHOR DOS EXÉRCITO IRÁ CONOSCO.
. V - APENAS UMA PEDRA DERRUBOU O GIGANTE GOLIAS:
. Davi colheu cinco pedras no ribeiro para enfrentar Golias - I Sm 17:40; . Samuel erigiu um altar e o chamou EBENEZER = PEDRA DE AJUDA (I Sm 7:12). Cristo, nossa Vitória, é chamado A PEDRA tanto no Antigo como no Novo Testamento (Dn 3:25; Mt 21:42).
. A NOSSA PEDRA DE AJUDA É CRISTO e, segundo o profeta Isaías, "um menino" que nos nasceu, teria o Seu nome composto por cinco nomes. "O seu nome será":... . (1) MARAVILHOSO; . (2) CONSELHEIRO; . (3) DEUS FORTE; . (4) PAI DA ETERNIDADE; e . (5) PRÍNCIPE DA PAZ. . Apesar de ter colhido cinco pedras, Davi usou apenas UMA para derrubar Golias; sobraram quatro pedras. . Isso mostra que, após derrubarmos “um Golias”, outro aparecerá no nosso caminhar da fé. . Mas devemos ter sempre uma pedra de reserva para enfrentarmos “os Golias” que surgirem à nossa frente. Para cada “Golias” tenhamos à nossa disposição, durante 365 / 366 dias, “UMA PEDRA”. . E, quando estivermos enfrentando qualquer “Golias”, façamos como Davi: . (1) Apenhemos cinco pedras (MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE e PRÍNCIPE DA PAZ) - Sl 124:8; . (2) Quando o gigante se levantar para ir ao nosso encontro, apressemo-nos e corramos ao combate, a encontrar-se com ele - I Sm 17:48; . (3) Das CINCO PEDRAS QUE ESTÃO À NOSSA DISPOSIÇÃO, BASTA USARMOS UMA DELAS - Sl 20:7-9; . (4) Com a pedra cravada na fronte, o normal seria Golias cair de costas no chão. Mas esta ÚNICA PEDRA fez e fará diferente: O gigante cairá diante de nós "com o rosto em terra", - I Sm 17:49; . (5) Assim, prevaleceremos, não com "as armas de Saul " ou "promessas políticas", mas com uma funda e UMA PEDRA - I Sm 17:50; . (6) Não devemos parar aí! O gigante ainda não estava morto! Corramos outra vez, ponhemo-nos em pé sobre o ele e o matemos, cortando-lhe a cabeça - I Sm 17:51; . Resultado: OS INIMIGOS VERÃO QUE O SEU CAMPEÃO É MORTO E FUGIRÃO, para glória e honra do nosso Deus! - I Sm 17:51.
VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
. Entreguemos, pois, nossa vida a Cristo; sirvamos à causa do Mestre e levemos conosco: . (1) Nossa fé pessoal em Cristo; . (2) Nossa devoção diária, não deixando passar um dia sem lermos a Bíblia e orarmos; . (3) Vivamos uma vida disciplinada debaixo da soberania de Deus; , (4) Dediquemo-nos ao serviço do Mestre; e . (5) Estejamos preparados para a batalha, de onde sairemos vitoriosos, em nome de Jesus, a ÚNICA PEDRA, a nossa PEDRA DE AJUDA!
FONTES DE CONSULTA:
• Estudo do Pastor Franco – “Um gigante por dia” • Comentário Bíblico Broadman - Volume 9 - JUERP - Clifton Allen • Estudo do Prof. Antonio Sebastião da Silva – “Fortalecendo a fé dos irmãos”. • O Desafio – Distribuidora Record – Billy Graham